Confesso que tinha outra visão da Discovery Kids. Realmente achava que era um canal educativo, que as crianças poderiam ficar assistindo tranquilamente, uma espécie de "refresco" para pais atarefados. Via meu sobrinho assistindo e no máximo achava o conteúdo "chato", por não ser voltado para pessoas da minha idade.
Mas após ter que encarar o canal diariamente, minha percepção mudou. Tirando os tremeliques que me dão quando ouço a voz do Barney ou o gritinho da abertura de "Princesas do Mar", vejo a Discovery Kids como um canal pseudo-educativo.
Longe de mim arrogar conhecimentos em pedagogia, mas parece que qualquer desenho que tente passar uma lição de moral ou ensinar qualquer coisa é considerado educativo. Aí não importa muito o que é passado ou como. Importa é que estamos "educando" nossos filhos.
Hoje, não quero falar dos desenhos em si, mas da hipocrisia de uma campanha chamada "Loucos por Livros". Sinceramente, um canal de TV falando de leitura soa comoque dizendo: "Ah, estamos fazendo nossa parte, falando para as crianças lerem. Agora, se eles não desligam a televisão, não é problema nosso...". Quero ver mesmo é falarem para desligar a TV, mais ou menos como faz a MTV.
Não que a MTV também esteja querendo que as pessoas deixem de consumir seu produto, mas ao menos faz mais sentido. A DK desata a colocar comerciais falando sobre leitura, mas parece não bater em muitos os casos. Mostram comerciais de desenhos que falam sobre "imaginação" e tentam vincular isso à leitura. Mostram os programas falando de livros, como Barney, Will e Dewitt e outros, mas não conseguem colocar vínculos fortes entre o conteúdo de seus desenhos com o ato de ler.
Qual a relação de um desenho chamado "Willa e os Animais", que fala sobre uma garota que tem vários bichos em casa com ler? Ou ainda, a "Garota Supersábia", que tem a palavra certa para cada situação com este hábito? É realmente forçar demais e criar uma campanha apenas para dizer que eles fazem a parte deles, que eles estão preocupados com as crianças, mas com a quantidade de brinquedos vinculados a certos programas, como "Backyardigans", "Charlie e Lola", "Lazy Town", além de desenhos baseados em brinquedos, como "Little People" (sim, eu sei que os brinquedos são bem antigos, década de 60), como ter certeza das intenções?
De minha parte, televisão só de vez em quando e quando não tem jeito de dar atenção mesmo. Se não gostar de ler, o que eu duvido, com as influências, que pelo menos vá arrumar mais que fazer. O que não quero é minha pequena sendo educada por um canal que de repente tem arroubos de conscientização. Arroubos, que como sabemos, são totalmente desinteressados.
2 comentários:
Percepções como esta fazem com que eu te admire cada vez mais. É fácil aderir ao politicamente correto, difícil é associar a ideia divulgada a uma ação que instigue a criança a querer ler. Ou será que a intenção é vender livrinhos do Doki e dos Backyardigans?
Adorei!!!!
É realmente dificil entender essa hipocrisia na tv,...
Postar um comentário